Por que ensinar Lógica de Programação para as crianças?

Por que ensinar Lógica de Programação para as crianças?

Muitas escolas do Brasil e do mundo já adotam aulas de programação para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, a maioria dessas escolas colhem um resultado muito significativo, e por isso, vou mostrar o motivo desse ensino funcionar. Confira alguns benefícios abaixo.

1. Promover um relacionamento mais inteligente das crianças com a tecnologia

Parece que crianças já nascem sabendo mexer no smartphone. E, de fato, começam a dominar tais ferramentas mais cedo do que se imagina. Mas, a verdade é que, muitas vezes, usam este conhecimento para comunicação e diversão. E param por aí. Por que, então, não transformar esta afinidade natural com a tecnologia em profissão? “Engana-se quem pensa que a programação é útil somente para quem quer fazer Ciência da Computação ou Engenharia. Hoje, e isso será crescente no decorrer dos anos, todas as profissões terão seus processos transformados. Advogados, contadores, porteiros, todos terão seus processos transformados diante da 4ª Revolução Industrial, e dominar conceitos de programação será indispensável”, diz Mohamed Elhabiby.

2. Os alunos aprendem, brincando, a programar com a linguagem JavaScript e Python

Lembra do Super Mario World? RoboGarden é bem semelhante a ele, inclusive os “mundos” que dão nome ao jogo de videogame e aparecem na tela da TV. Só que ele é jogado no computador e, enquanto cumpre as missões, o aluno aprende conceitos de programação e, para passar de fase, precisa desenvolver seus próprios códigos e aplicá-los a cenários matemáticos e de ciência. Ele nem percebe, mas, jogando, está aprendendo a programar. “O modelo de repetição de fórmulas matemáticas está ultrapassado e não desperta o interesse do aluno, que decora aquilo só porque vai cair na prova, mas não assimila, de fato, o conteúdo. A RoboGarden, por outro lado, estimula a criatividade e que o aluno pense em soluções para contribuir com a sociedade”, opina o professor doutor Amaury de Castro Junior, da Faculdade de Computação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A plataforma ensina o aluno a usar as linguagens JavaScript e Phyton, que são utilizadas na grande maioria dos computadores e softwares desenvolvidos em empresas do mundo todo, como a Microsoft.

3. Matemática deixa de ser um bicho de sete cabeças

Para crianças que não têm afinidade com a área de exatas, um dever de casa de matemática pode ser um martírio. Já para quem não gosta de português, as regras de acentuação e separar as sílabas confundem a cabeça. Mas a linguagem de programação que o aluno trabalha ao navegar pela RoboGarden torna a assimilação destas disciplinas muito mais simples pelo aluno. “Trata-se de uma plataforma interdisciplinar e que será utilizada pelos alunos em todas as disciplinas da grade curricular das escolas do SESI de Mato Grosso do Sul, da Matemática à Educação Física”, explica a pedagoga e mestre em educação Simone Cruz, que é gerente de educação do Sistema FIEMS, do qual o SESI faz parte.

fonte: https://noticias.portaldaindustria.com.br/listas/8-razoes-para-ensinar-programacao-a-criancas-e-adolescentes/
Share:

Um comentário:

  1. É surpreendente o quanto uma educação voltada para a lógica de programação pode ajudar estudantes de ensino fundamental. Além de fazer com que os mesmos entendam melhor as tecnologias que vêm se aprimorando a cada dia, faz com que os mesmos tenham menos dificuldades nas ciências exatas como matemática e física.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Traduzir Blog

Para saber mais

Resultados da pesquisa